Entrevista a Professoras de Ciências Naturais e Biologia/Geologia após visita aos módulos educacionais de sismologia

No passado mês de Março, cerca de 200 alunos do 7º e 10º  ano de escolaridade do Colégio Sagrado Coração de Maria de Lisboa tiveram oportunidade de experienciar um sismo na mesa sísmica do IDL/Ciências. Além disso, vários módulos educacionais de sismologia estiverem em exposição no Colégio durante a última semana do mês de Abril.Elisabete Santos, Ana Cláudia Ferreira, Ana Isabel Santos  e Fátima Santos, professoras de Ciências Naturais e Biologia Geologia, no Colégio, responderam a algumas perguntas do IDL sobre a visita, a reação dos alunos e a interação entre escolas e universidades e institutos de investigação.

Como souberam da existência das atividades educacionais de sismologia do IDL/Ciências?Foi através de uma formação para professores realizada no ano passado no Instituto Dom Luiz, no âmbito da sismologia.Como é que a participação dos alunos nestas atividades de cariz mais prático complementou as aprendizagens feitas na sala de aulas?Foi possível os alunos experimentarem alguns dos fenómenos sísmicos trabalhados teoricamente em aula, dando-lhes uma perceção mais realista destes fenómenos. Para os alunos do ensino secundário, foi possível realizarem exercícios de cariz mais prático, no que se refere à deteção dos epicentros dos sismos, facilitando a consolidação dos conteúdos trabalhados nas aulas. É importante destacar a disponibilidade demonstrada pelo IDL em ceder os modelos que não puderam ser explorados aquando da visita ao IDL, à escola, o que se tornou muito significativo.Quais foram as reações dos alunos às atividades? Houve algum módulo do qual tenham gostado mais?Os nossos alunos aderiram de forma muito entusiasta às atividades, no entanto, a mesa sísmica foi um verdadeiro sucesso, pois puderam sentir mesmo um sismo.Que atividades consideraram mais eficazes na transmissão de conhecimentos aos alunos? E menos?A atividade que permitiu a determinação do epicentro do sismo e a atividade de determinação da velocidade de propagação das ondas sísmicos em tempo real. Os alunos aplicaram o método científico que os sismólogos utilizam.Quais as vantagens da interação entre escolas secundárias e institutos de investigação e universidades?Estas iniciativas permitem estreitar a ligação entre o ensino superior e as escolas. Esta interação permite que os alunos mais novos contactem com a aplicação prática do que aprendem nas aulas, desmistificando alguns conceitos. Atendendo ao facto de destes conceitos da sismologia serem mais abstratos para a maioria do alunos, esta é uma oportunidade de visualizarem a sua aplicação.O que acha que pode ser melhorado nesta interação?Se possível, seria muito mais produtivo que todas as atividades decorressem aquando da visita, orientadas pelo IDL.

Geophysics, Seismology