Pre-industrial skies cloudier than previously thought. The work of an international team, which includes IDL collaborators results in 2 articles in Nature

Links to the videos about the articles:Video “Ion-induced nucleation of pure biogenic particles”Video of the CLOUD experienceLinks to the articles:http://www.nature.com/...http://www.nature.com/...

More information (PT): Uma equipa de docentes da Universidade de Lisboa e da Universidade da Beira interior, membros integrados do CENTRA-SIM e do IDL, participam desde o inicio de 2009 na experiência CLOUD (C osmics L eaving O utdoor D roplets,) sediada no CERN. No passado dia 26 de Maio, a equipa publicou dois artigos na revista Nature, com resultados que parecem indicar que a quantidade e/ou o tipo de nuvens do clima de referência pré era industrial, usado para avaliar o efeito antropogénico na evolução climática, é diferente do que se julgava, uma vez que os autores conseguiram observar em laboratório formação de núcleos de condensação com origem em substâncias orgânicas emitidas pelas árvores. Anteriormente, pensava-se que o ácido sulfúrico, oriundo essencialmente dos combustíveis fosseis, era indispensável para o crescimento de novas partículas. O papel importante do ácido sulfúrico nos processos de nucleação deve-se ao valor baixo da sua pressão de vapor, o que implica uma grande “relutância” a evaporar. Os novos resultados, criação de núcleos de condensação exclusivamente a partir de vapores biogénicos, quando incorporados nos modelos climáticos permitirão aumentar o nosso conhecimento do impacto das atividades humanas no tipo e quantidade de nuvens e, consequentemente, no clima global.A experiência CLOUD foi originalmente pensada para estudar o efeito dos raios cósmicos sobre a formação de aerossóis atmosféricos. CLOUD é uma parceria internacional e interdisciplinar de cientistas.Objetivos da CLOUD:1) Melhorar a compreensão sobre os efeitos da nucleação atmosférica na distribuição global de aerossóis e de nuvens, e dessa forma reduzir as atuais incertezas sobre o sinal e intensidade do forçamento radiativo associado aos aerossóis, de forma a diminuir as incertezas dos cenários obtidos para o clima futuro.2) Responder à questão, uma antiga polémica científica, se sim ou não, os raios cósmicos exercem um efeito significativo sobre os aerossóis, nuvens e clima.A equipa portuguesa da experiência CLOUD concebeu, implementou e continua a introduzir frequentemente novas funcionalidades nos sistemas de aquisição e armazenamento de dados. Teve ainda uma participação muito ativa no desenvolvimento do sistema de iluminação de UV (ultra violeta), por fibras óticas, permitindo, não apenas um ambiente livre de contaminação por fontes espúrias de aerossóis (como acontece usualmente com esquemas tradicionais de iluminação de UV), mas também um melhor controlo da temperatura da câmara. A equipa é também, mais recentemente, responsável pela simulação numérica da circulação do fluido dentro da câmara CLOUD.

Climate